Que venha o Frio! – Lareiras

//Que venha o Frio! – Lareiras
Em tempos de frio, nada mais caloroso do que uma lareira.
As lareiras conferem charme e deixam os ambientes mais aconchegantes no inverno. A função delas vai além de aquecer o ambiente. Podem ser excelentes companhias para um encontro romântico, um jantar, um bate-papo entre amigos ou até para a hora de assistir a um filme em casa.
Atualmente, encontramos modelos de lareiras convencionais (a lenha), elétricas (aquecedor), a gás e a alcool.

Lareira à lenha: é a mais tradicional. Combina com ambientes amplos e requer espaço para colocar o duto de exaustão e a coifa (responsáveis por eliminar fumaça e fuligem), além de um local para armazenar a lenha. Necessita de revestimento interno de tijolo refratário.


Lareira a gás: usam gás GLP (botijão de cozinha) ou gás natural. A grande vantagem desse tipo de lareira é que elas não fazem sujeira nem fumaça.
Existem dois modelos para esse tipo de lareira. Um deles é o linear, que vem com pedras vulcânicas colocadas sobre os queimadores. Essas pedras retêm o calor sobre o equipamento mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo. Para instalar uma lareira desse modelo, é necessário fazer uma caixa de concreto ou alvenaria para acomodar os queimadores.
Outro modelo é o que usa lenhos de cerâmica refratária, que possuem um ótimo rendimento térmico. Esse modelo já vem com uma grelha que pode ser apoiada sobre qualquer superfície.

 
Lareira elétrica ou virtural: as lareiras elétricas ou virtuais, funcionam como um aquecedor, porém com todo charme feito em 3D que simula uma lareira convencional.
Elas podem ser embutidas na parede ou penduradas como quadro, possuem sistema de segurança, controle de temperatura e até ajuste de iluminação.
 


Lareira a álcool: lareira ecologicamente correta, funciona com a queima de etanol especial, com formulação específica, que é vendido em lojas especializadas e é fabricado com misturas que durante a queima emitem uma quantidade muito pequena de gás carbônico para o ambiente, até menos que uma pessoa respirando.